Taebo

 

O que é?

O Taebo é uma combinação de ginástica aeróbica com artes marciais. O precursor da aula é Billy Blanks, Americano e faixa preta em Taekwondo. Ele desenvolveu o Taebo em 1990, com o objetivo de introduzir os alunos que buscavam o fitness nas artes marciais, uma vez que muitas pessoas ficavam distantes das modalidades pelas dificuldades dos exercícios, socos e chutes exigidos. Para isso adicionou a ginástica aeróbica combinando os movimentos das artes marciais.

O Taebo é uma seqüência de exercícios que combinam aquecimento, alongamento, flexão de braço, abdominais, exercícios localizados, além dos movimentos específicos das artes marciais.

Objetivo:

O objetivo da aula é promover a perda de massa gorda, bem como melhorar o equilíbrio, a resistência cardiorespiratória, a resistência muscular, a coordenação, a flexibilidade, a força, a autoconfiança e o estresse.

Benefícios:

  • Taebo melhora o sistema cardiovascular por ser um exercício aeróbico. É através dos socos e chutes no ar, típicos das lutas marciais, que esse método também melhora a agilidade, o ritmo, a coordenação motora, a flexibilidade e a resistência muscular.
  • perda calórica nesta modalidade é muito grande, sendo a média de 450 a 600 calorias a cada aula. Tudo depende do metabolismo de cada um e do desempenho correto dos movimentos.
  • Também é indicado para o alívio do estresse. Além de ser uma atividade descontraída, com movimentos de lutas combinados, mas sem o contato com outra pessoa, ainda o praticante consegue relaxar o dia-a-dia estressante da sua profissão.

Dicas e cuidados com o Taebo:

  • Agilidade - Além de melhorar o condicionamento físico, o Taebo desenvolve principalmente a agilidade e a flexibilidade. Não é preciso ter noção de artes marciais.
  • Coração - Por se tratar de uma atividade aeróbica, o Taebo melhora o funcionamento do coração e o transporte de oxigênio para as células. Além disso, a prática desta modalidade diminui o risco de hipertensão e acidente vascular cerebral.
  • Stress - A nova ginástica ajuda a aliviar a tensão do dia-a-dia. Os golpes das artes marciais deixam à pessoa mais segura e menos tensa. A atividade aeróbica estimula a produção de endorfina, que traz a sensação de bem-estar.
  • Colesterol - A prática de Taebo regularmente ajuda a baixar as gorduras no sangue, como as triglicérides.
  • Defesa - Apesar de o Taebo não ter por objetivo ensinar a lutar, durante as aulas os alunos aprendem a usar golpes para se defender, sendo que se praticado regularmente aumenta a confiança e a auto-estima.
  • Lesões - Como não há contato físico, dificilmente ocorrem lesões entre os alunos de Taebo. Cada um pode dosar a velocidade e a intensidade dos movimentos. Mas antes de iniciar qualquer tipo de ginástica é importante passar por uma avaliação física, clínico-cardiológica e ortopédica.
  • Hidratação - O Taebo é uma atividade de alta intensidade e grande gasto calórico. Portanto, a boa hidratação antes, durante e depois dos exercícios melhoram a performance.
  • Roupa - Deve-se usar calça específica para ginástica ou bermudas que permitam uma boa amplitude articular, camisetas ou regatas e tênis com amortecedor.

Instrutora:

As aulas são ministradas pela professora Manoela Dal Prá, 25 anos, formada em Educação Física pela Faculdade da Serra Gaúcha em meados de 2009. Manu, como é conhecida, acumula também experiência em 6 anos trabalhados em academia – onde atua até hoje – e possui vários cursos relacionados à ginástica, considerando o Taebo.

Os principais deles são:

- Oficina de Ginástica de Academia – Faculdade da Serra Gaúcha. Elaboração de programas de aula de Ginástica localizada, Step e Jump;

- Fitness & Weliness – III ECAEFS. Elaboração de programas de aula de Ginástica localizada, Step, Jump e Ball Fitness.

Além do conhecimento e experiência, o dinamismo e o perfil profissional da docente são suas marcas registradas o que torna as aulas de taebo um exercício dinâmico e prazeroso.

 

 

Telefone: (54) 3028.9333 - (54) 9124.2844 - Horário de Funcionamento: 2ª a 6ª das 15:30 as 23:00 e sábado das 13:15 as 18:00

Site desenvolvido por Tronos